top of page

MITO OU REALIDADE?

Texto: Natália Dallagnol Vargas

Sapos podem urinar no olho das pessoas, causando cegueira - MITO

Sapos não têm a capacidade de esguichar conscientemente urina em direção aos olhos de alguém. O que é mais provável de acontecer é que a pessoa entre em contato com a pele do sapo e depois encoste a mão no olho, podendo causar apenas uma irritação.

Apesar de ser muito comentado que a urina do sapo pode manchar ou causar algum dano, ela não faz mal algum; não é um método de ataque. Pode acontecer de uma pessoa pegar um anfíbio e ele urinar como tentativa de defesa.

A urina de sapos é venenosa – MITO

O sapo acasala com a rã – MITO

É muito comum a ideia de que sapo é macho e perereca ou rã é fêmea, porém sapos são animais diferentes de rãs, então há ambos os sexos para os dois animais, o que acontece com as pererecas também. Sapos machos acasalam apenas com sapos fêmeas de sua espécie, e o mesmo acontece com as rãs, ou seja, as rãs machos só acasalam com as rãs fêmeas de sua espécie; a regra também vale para as pererecas.

 

Em várias espécies há dimorfismo sexual, ou seja, o macho e a fêmea da mesma espécie possuem diferenças. Na maioria dos anuros, a fêmea é maior que o macho.

A pele dos anfíbios sempre precisa estar úmida, pois eles fazem as trocas gasosas por ela (pelos pulmões também). Os sapos apresentam a pele mais verrugosa e menos úmida do que as rãs e pererecas, mas eles são tão dependentes da água como os outros anfíbios. Como estes animais não produzem seu próprio calor e não podem ficar expostos ao sol como os répteis, para sua pele não desidratar, e por estarem sempre úmidos, sua pele é fria.

A pele dos anfíbios é úmida e fria – REALIDADE

bottom of page