top of page

PERGUNTAS COMUNS

Texto: Natália Dallagnol Vargas

Esses animais apresentam risco para as pessoas?

Os anfíbios possuem glândulas de veneno distribuídas na pele, e este veneno é liberado através da secreção que recobre a pele, para protegê-la, pois ela é muito sensível e frágil, porém vital para sua sobrevivência. Há várias espécies coloridas, com tons chamativos, para indicar “perigo”. Há outros, como os conhecidos por sapos-cururu, que possuem duas grandes glândulas de veneno, chamadas de glândulas parotóides, que ficam localizadas, de modo grosseiro, atrás da região dos olhos; mas o veneno só escorre destas glândulas se elas forem pressionadas.

 

O veneno desses animais só atua de modo passivo, ou seja, eles não possuem estruturas para inoculá-lo. A principal função do veneno é prevenir que eles sejam predados por outros animais e proteger sua pele. Se um animal maior tentar se alimentar deles, poderá se intoxicar. Portanto, esses animais não apresentam risco para os seres humanos. Porém não é aconselhável pegar um anfíbio que produza veneno nocivo para nossa espécie. Caso não se tenha o conhecimento da possibilidade de o animal secretar substâncias tóxicas para humanos, a pele do anfíbio nunca deve ter contato com a boca, os olhos ou lugares machucados de uma pessoa.

Não, as cobras-cegas, ou cecílias, possuem olhos atrofiados, ou seja, não enxergam como os outros anfíbios, mas conseguem perceber a luz. Como a maioria delas vivem enterradas, não necessitam de uma visão desenvolvida.

As cobras-cegas são realmente cegas?

Como diferenciar uma salamandra de um lagarto e uma cecília de uma cobra?

Os répteis, como os lagartos e as cobras, possuem escamas, pele seca e mais resistente, diferente dos anfíbios, como no caso das salamandras e cobras-cegas, que possuem pele úmida, sem escamas e mais fina. A olho nu, estas são algumas das principais características morfológicas que torna possível a diferenciação.

Em geral, anfíbios não possuem dentes nem estruturas para morder ou picar, eles não se defendem de modo ativo. As toxinas são produzidas por glândulas na pele, porém não podem ser inoculadas.

 

Há exceções, como por exemplo, os sapos do gênero Ceratophrys, conhecidos como untanhas, intanhas ou “escuerzos”, que são agressivos e dão violentas mordidas com seus dentes fortes. Eles parecem possuir chifres por sua pele da parte superior da cabeça estar presa a placas ósseas.

Anfíbios podem morder ou picar?

Quantos girinos nascem por ovo?

Em cada ovo, nasce apenas um girino. Os anfíbios ovíparos, ou seja, que nascem em ovos depositados no ambiente, colocam muitos ovos. A maioria dos girinos, porém, não chega à idade adulta.

Os anfíbios são controladores de populações de insetos, outros invertebrados e alguns vertebrados, pois eles os predam. Além disso, servem de alimento para outros animais, como algumas aves, répteis, etc.

 

Se as pessoas matarem os anfíbios ao se depararem com eles, sua população vai diminuir muito, e com isso, vários insetos virarão pragas. Há insetos diretamente envolvidos com a propagação de doenças, então seria mais difícil o controle dessas enfermidades. A população dos predadores de anfíbios também diminuiria muito, por eles não terem alimento suficiente. No meio ambiente, os anfíbios são igualmente vitais para o equilíbrio natural.

 

É necessário ressaltar, porém, que nenhum animal ou ser vivo precisa ter alguma utilidade para o homem para ser considerado importante. Todos fazem parte da natureza e são essenciais ao equilíbrio natural, que está sendo afetado pelo ser humano.

Por que os anfíbios são importantes no meio urbano?

bottom of page